Dia 1: Buenos Aires – El Calafate – El Chaltén
Chegada a El Calafate e traslado direto para El Chaltén, um pitoresco vilarejo de montanha aos pés do imponente Monte Fitz Roy.
Dia 2: Dia livre
Dia livre para explorar uma das diversas trilhas ao seu gosto. Sugerimos aproveitar o dia para se perder nas paisagens de tirar o fôlego. Pernoite em El Chaltén.
Dia 3: Dia livre
Mais um dia livre para fazer o trekking de sua escolha. Recomendamos a trilha Laguna de los 3, uma das mais famosas e espetaculares da região. Pernoite em El Chaltén.
Dia 4: El Chaltén- El Calafate
No horário combinado, traslado de volta para El Calafate, para continuar sua jornada.
Dia 5: Trekking no Glaciar Perito Moreno
Aventura única com um trekking sobre o famoso Glaciar Perito Moreno, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO. Uma experiência inesquecível caminhando sobre o gelo.
Dia 6: Navegação Glaciares Gourmet
Navegação Glaciares Gourmetpelo Lago Argentino, onde você poderá admirar de perto diversos témpanos e glaciares inacessíveis por terra. Uma vista única e deslumbrante.
Dia 7: El Calafate – Puerto Natales
Traslado do hotel até a estação rodoviária de El Calafate e partida de ônibus com destino a Puerto Natales, no Chile (aproximadamente 6 horas de viagem). Chegada e traslado para o seu hotel em Puerto Natales.
Dia 8: Puerto Natales – Parque Nacional Torres del Paine (Ônibus Regular)
Saída de Puerto Natales em ônibus regular: 14:30h. (Os passageiros devem se apresentar na terminal de ônibus às 14:15h).
O trajeto até o Parque Nacional Torres del Paine tem uma duração aproximada de 2 horas e meia (112 km), com uma pequena parada em Cerro Castillo (uma vila fronteiriça localizada a 54 km de Puerto Natales, a caminho do parque).
A entrada no Parque é feita pela Portaria Laguna Amarga, onde os passageiros devem adquirir o ingresso. Em seguida, ocorre o transbordo para os transfers que os levarão até o setor das Torres e Refúgio.
Hospedagem no Refúgio Torre Central.
Dia 9: Trekking Mirador Base Torres (7-8 horas, 13 km)
Hora recomendada de início: 9:00 h.
A primeira etapa é de 1,5 horas de ascensão com belas vistas dos lagos ao redor e do glaciar suspenso do Monte Almirante Nieto (2.670 m.s.n.m), até chegar ao setor do Refúgio El Chileno, onde poderão recuperar as energias e deixar sua bagagem.
Posteriormente, e durante aproximadamente 1 hora, através de uma floresta milenar de Lengas, chega-se à base “Morrena”, que deverá ser ascendida por cerca de 45 minutos, chegando a um dos setores mais impressionantes do Parque Nacional: “Mirador Base Torres”, de onde se pode apreciar as imponentes Torres Sur (2.850 m.s.n.m.), Torre Central (2.800 m.s.n.m.), Torre Norte (2.600 m.s.n.m.), Nido de Cóndor e o Glaciar Torre.
Hospedagem no Refúgio El Chileno. (Se não houver disponibilidade no Chileno, a alternativa é retornar ao Torre Central, o que adiciona 2 horas a mais de trekking).
Nível de dificuldade: Alto.
Dia 10: Trekking Refugio El Chileno – Refugio Los Cuernos (4-5 horas, 11 km)
Hora recomendada de início: 9:00 h.
Trekking moderado que contorna o Maciço Paine, passando pela base do Cerro Almirante Nieto. Partindo do Refúgio El Chileno, após meia hora de caminhada, chega-se ao “Atajo”, um caminho à direita em direção ao Refúgio Los Cuernos. Durante o trajeto, é possível apreciar o Lago Nordenskjöld, glaciares suspensos e a flora local, como o “Ciruelillo” ou “Notro”, que, a partir de dezembro, exibe suas características flores vermelhas.
Após 4 a 5 horas de caminhada, chega-se ao setor Los Cuernos, um dos abrigos mais acolhedores de todo o Circuito.
Hospedagem no Refúgio Los Cuernos.
Nível de dificuldade: Médio.
• Dependendo da disponibilidade, recomendamos as Cabanas Los Cuernos para 2 pessoas, com uma vista espetacular e acesso exclusivo ao HOT TUB (compartilhado para quem se hospeda nas Cabanas). Não se esqueça do traje de banho! (Consultar tarifa extra).
• Caso tenha se hospedado na noite anterior no Refúgio Torre Central, o caminho está bem demarcado e tem uma duração semelhante até o setor Los Cuernos.
Dia 11: Trekking para o Valle del Francés / Pehoé (10-12 horas, 25,3 km)
Hora recomendada de início: 8:00 h.
As primeiras 2 horas são suaves e oferecem vistas para o Lago Nordenskjöld até chegar ao setor do “Campamento Italiano”. Nesse ponto, recomenda-se entrar em contato com o pessoal da CONAF para deixar as mochilas grandes e iniciar a subida com apenas uma mochila pequena (com água, alimentos e agasalho).
A ascensão começa pelo Vale do Rio Francês até chegar ao Mirante do Glaciar Francês (1,5 h), depois continua a subida pelo caminho até alcançar o “Campamento Britânico” e, em seguida, o “Mirante Britânico”, que oferece um dos cenários mais impactantes de todo o Parque Nacional: as montanhas Paine Grande, Catedral, Hoja, Máscara, Espada, Aleta de Tiburón e Cuerno Norte são visíveis a partir desse mirante.
O retorno é pelo mesmo caminho até o “Campamento Italiano” e, depois, até o setor do Lago Pehoé, onde se encontra o Refúgio.
Hospedagem no Refúgio Paine Grande.
Nível de dificultade: Alto.
Dia 12: Trekking para o Glaciar Grey (8-9 horas, 22 km) – Puerto Natales
Hora recomendada de início: 9:00 h.
Trekking de ida e volta ao Mirante do Glaciar Grey; após 1 hora e meia chega-se ao primeiro mirante, de onde é possível observar o glaciar à distância. Em seguida, por um trilho que segue pela margem oeste do Lago Grey, chega-se após 1 hora e meia / 2 horas ao Mirante Principal, com vistas espetaculares do Glaciar Grey, Cordón Olguín e os icebergs. O retorno é pelo mesmo caminho até chegar ao setor de Pehoé e seguir em direção ao cais, de onde parte o catamarã que atravessa o Lago Pehoé e os levará ao setor Pudeto, onde o transporte estará esperando para levar de volta a Puerto Natales.
Nível de dificuldade: Médio.
Itinerário do Catamarã:
Saída às 18:30 h / horário de apresentação no cais: 18:00 h / horário aproximado de chegada à Estação de Ônibus de Puerto Natales: 22:00 h.
Dia 13: Puerto Natales – El Calafate
Café da manhã e traslado até a estação rodoviária de Puerto Natales para pegar o ônibus de volta a El Calafate. Viagem de cerca de 6 horas. Chegada e traslado para o hotel em El Calafate.
Dia 14: El Calafate – Buenos Aires
Traslado para o aeroporto para pegar o voo de volta a Buenos Aires, encerrando esta incrível aventura.