São mais de 1.200 quilômetros de um espetacular percurso pela Rota Austral, ligando Puerto Montt, na Região dos Lagos, a Villa O’Higgins, na Região de Aysén.
Esta rota austral permite conhecer e admirar a Patagônia chilena, que possui uma grande diversidade de paisagens, desde ilhas quase virgens até glaciares e fiordes.
Um percurso pela Rota Austral permite não só apreciar uma natureza deslumbrante, mas também praticar esportes de aventura, como rafting e trekking.
Qual é a melhor época para viajar pela Rota Austral?
Para realizar uma viagem à Rota Austral, é necessário considerar as condições do tempo. Durante o outono e a primavera, as temperaturas médias superam os 12ºC. Dessa forma, pode-se dizer que a temporada de novembro a abril é a ideal, devido ao clima agradável.
O dia dura mais, pois a luz solar é mais ampla nesse período. Porém, é importante lembrar que, quanto mais ao sul da Rota Austral você viajar, o clima será mais frio e aumentará a frequência de chuvas.
Quais lugares da Rota Austral no Chile são imperdíveis?
A Rota Austral no Chile é uma viagem ideal para se conectar com a natureza. É uma rota que atravessa florestas, lagos, rios e parques nacionais, onde habita uma fauna endêmica em risco de extinção.
Essa viagem pela Rota Austral convida a conhecer lugares realmente imperdíveis, como:
Puerto Montt: é o primeiro ponto de uma aventura sem igual, sendo a cidade mais movimentada da região, com um importante porto, parques e vistas fantásticas para a baía. Aqui começa a Rota 7, ou seja, a Rota Austral.
- Hornopirén: a viagem pela Rota Austral continua até esta localidade, conhecida pelas suas águas termais.
- Chaitén: seguindo pela Rota Austral, chega-se a esta cidade, onde é possível admirar os vulcões Chaitén e Corcovado.
- Coyhaique: uma região de natureza virgem, com florestas verdes e impressionantes montanhas para fazer caminhadas ou escaladas.
- Parque Nacional Patagônia: aproximadamente 300 km ao sul de Coyhaique, localiza-se este parque, que foi declarado parque nacional em 2018, e que permite a sobrevivência das espécies características da fauna patagônica.
- Cochrane: seguindo pela Rota Austral, chega-se a esta localidade, um dos pontos clássicos dessa viagem. Aqui se encontram a Laguna Esmeralda, o Parque Nacional Patagônia e o Glaciar Calluqueo.
- Villa O’Higgins: final da viagem pela Rota Austral e porta de entrada para os glaciares do Campo de Gelo Sul.
Como percorrer a Rota Austral?
Sendo uma das rotas cênicas mais bonitas do mundo, viajar pela Rota Austral te proporcionará a oportunidade de desfrutar de um belo percurso de Puerto Montt até Villa O’Higgins.
A Rota Austral está dividida em 3 trechos:
O primeiro vai de Puerto Montt até La Junta. Este percurso passa pela área sul da Região dos Lagos, pelo Parque Pumalín e Chaitén.
O segundo vai de La Junta até Coyhaique. Este trecho possibilita admirar o Parque Nacional Queulat e as localidades de Puerto Cisnes e Puyuhuapi..
O terceiro deste fantástico percurso pela Rota Austral começa em Coyhaique e termina em Villa O’Higgins. É o momento de aproveitar a Reserva Nacional Cerro Castillo, as Capelas de Mármore e os Campos de Gelo Norte e Sul.